Quem é a ADD?


Criada em 1996, a  ADD - Associação Desportiva para Deficientes é uma entidade sem fins lucrativos que tem como missão promover o desenvolvimento da pessoa com deficiência por meio do esporte. Nos 19 anos de atuação, já beneficiou diretamente mais de 12 mil pessoas gratuitamente, sendo responsável pela descoberta de atletas paraolímpicos, como o nadador Daniel Dias e as jogadoras de basquete em cadeira de rodas Paola Kloker e Geisa Vieira. Pioneira na iniciação esportiva de crianças com deficiência, a ADD promove o projeto ADD Escola de Esporte Adaptado, que auxilia o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes deficientes.

No esporte de alto rendimento, a instituição desenvolve projetos nas modalidades basquete em cadeira de rodas, com as equipes ADD/Magic Hands e ADD/Magic Wheels, natação e atletismo, com a participação de atletas consagrados do cenário esportivo mundial, como os recordistas paraolímpicos nas provas de pista Ariosvaldo Fernandes da Silva (Parré) e Teresinha Aparecida Guilhermina. Para mais informações, acesse www.add.org.br e fb/addassociacao.

 

 

  Quem é Daniel Dias?


Maior medalhista do Brasil em Paralimpíadas e dono de 10 recordes mundiais em piscina longa, Daniel Dias nasceu com má formação congênita dos membros superiores e perna direita. Apaixonado por esportes, descobriu o paradesporto ao assistir pela TV o nadador Clodoaldo Silva em uma das provas das Paralimpíadas de Atenas-2004. No mesmo ano, seu pai conheceu a ADD – Associação Desportiva para Deficientes através da palestra do professor Steven Dubner, fundador da ADD. No projeto da ADD voltado para a iniciação esportiva de crianças e adolescentes com deficiência, Daniel teve seu potencial esportivo descoberto. Ele começou a nadar e não parou mais. Destaque em competições desde 2006, época do seu primeiro Mundial, já recebeu o troféu Laureus, considerado o "Oscar do Esporte", duas vezes (2009 e 2013).

No currículo do nadador, que compete nas classes S5, SB4 e SM5, estão seis ouros nas Paralimpíadas de Londres 2012; quatro ouros, quatro pratas e um bronze em Pequim 2008, entre outras conquistas importantes em mundiais e Jogos Parapan-Americanos. Atualmente, é atleta da ADD e integra o Time São Paulo, competindo pela Seleção Brasileira de Natação Paralímpica, contando com o patrocínio individual das empresas Embratel, Otto Bock, Mackenzie e Gocil. Recentemente, fundou o Instituto Daniel Dias em Bragança Paulista para oferecer oportunidades de desenvolvimento às pessoas com deficiência da cidade.

 

 

  O que é natação paralímpica?


A natação faz parte do programa paralímpico desde os primeiros Jogos, em Roma 1960, e o número de atletas participantes vem crescendo a cada Paraolimpíadas. Durante os Jogos de Londres, em 2012, 604 nadadores de 74 países competiram em 148 provas. Participam atletas com diversos tipos de deficiência (física e visual) que competem em provas que vão de 50 aos 400m no estilo livre, dos 50 aos 100 metros nos estilos peito, costas e borboleta. O medley é disputado em provas de 150 e 200 metros.

As provas são divididas na categoria masculino e feminino, seguindo as regras do IPC Swimming, órgão responsável pela natação no Comitê Paraolímpico Internacional.

As adaptações são feitas nas largadas, viradas e chegadas. Os nadadores cegos recebem um aviso do tapper, por meio de um bastão com ponta de espuma quando estão se aproximando das bordas. A largada também pode ser feita na água, no caso de atletas de classes mais baixas, que não conseguem sair do bloco. As baterias são separadas de acordo com o grau e o tipo de deficiência. No Brasil, a modalidade possui destaque em nível internacional devido à grande quantidade de medalhas conquistas por nossos atletas*.

Nas últimas Paraolimpíadas, em Londres 2012, a natação trouxe para o Brasil 14 medalhas de ouro das 21 conquistas pelo Brasil e, deste total, seis medalhas de ouro foram do atleta Daniel Dias. O Comitê Paraolímpico Brasileiro realiza competições Regionais e Nacionais através do Circuito Loterias Caixa que serve como forma de ranqueamento e participação para o desenvolvimento da natação paralímpica brasileira. Já a Federação Aquática Paulista organiza as competições Regionais e Jogos Abertos do Interior.

Quadro de Medalhas da Natação Brasileira em Paraolimpíadas:

Ano

Ouro

Prata

Bronze

Total

Stoke Mandeville (1984)

1

5

1

7

Seul (1988)

1

1

7

9

Barcelona (1992)

0

0

3

3

Atlanta (1996)

1

1

7

9

Sydnei (2000)

1

6

4

11

Atenas (2004)

7

3

1

11

Pequim (2008)

8

7

4

19

Londres (2012)

9

4

1

14


 

 

  O que é e quais são os objetivos do projeto ADD Nadando com Daniel Dias?


O projeto ADD Nadando com Daniel Dias está voltado para o desporto de rendimento, na modalidade natação, beneficiando 20 atletas com deficiência. Ele foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte, permitindo que empresas e pessoas físicas investissem parte do que pagariam de Imposto de Renda. As empresas podem investir até 1% desse valor; enquanto que pessoas físicas até 6%.

Ele tem três objetivos principais:

1) Oferecer condições de treinabilidade para competições de rendimento de natação paralímpica promovidos pelo CPB – Comitê Paraolímpico Brasileiro e pela Federação Aquática Paulista, em nível nacional, estadual e regional, e também em competições internacionais organizadas por federações e clubes de outros países;

2) Promover o desenvolvimento máximo esportivo de cada atleta afim de que os mesmos possam ter condições de compor a Seleção Brasileira de Natação Paralímpica.

3) Contribuir com o desenvolvimento da modalidade natação, preparando atletas para estarem aptos a fazer parte da Seleção Brasileira de Natação Paralímpica em competições internacionais e Paraolimpíadas Rio 2016.

 

 

  Onde o projeto é realizado?


O projeto ADD Nadando com Daniel Dias é realizado em Bragança Paulista, cidade do interior de São Paulo onde o nadador Daniel Dias mora. Os treinos são divididos em dois períodos, cada um de 2 horas aproximadamente, de segunda a sexta-feira, na Piscina Municipal Professora Maria Astrid Dubard (Praça Julio de Mesquita Filho,  S/N – Bragança Paulista/SP)

  Quando o projeto começou?


O projeto ADD Nadando com Daniel Dias teve início a partir da data de assinatura do contrato com o Ministério do Esporte, em 05/05/2015.

  Qual o período de execução do projeto?


O projeto ADD Nadando com Daniel Dias tem duração de 22 meses, tendo início a partir da data de assinatura do contrato com o Ministério do Esporte, em 05/05/2015.

  Quem pode participar do projeto?


Foram selecionados para participar do projeto ADD Nadando com Daniel Dias 20 atletas com deficiência, com idade a partir de 15 anos, de ambos o sexo. A seleção dos participantes levou em conta o potencial esportivo de cada um para a modalidade natação. Para isso, os técnicos aplicaram testes.

  Como faço para participar?


No momento, o projeto ADD Nadando com Daniel Dias já está atendendo com sua capacidade máxima. Em caso de desistência ou afastamento de algum participante, serão abertas novas inscrições para o processo de seleção. A divulgação será feita no hotsite www.add.org.br/natacao, acompanhe.

  Como o projeto é viabilizado?


O projeto ADD Nadando com Daniel Dias é desenvolvido com recurso da Lei de Incentivo ao Esporte, por meio do patrocínio do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados; da marca Listerine®; e das empresas Libbs Farmacêutica, Racional Engenharia, Facchini e Selmi (marca Renata).